segunda-feira, 16 de setembro de 2013

JEOS (JORNAL ESOTÉRICO DA ORDEM SABERSÓFICA) Ed. 8

Jornal Sabersófico Edição 8



Boa Noite Irmãos da Senda Iniciática, muitos me pediram para expor em uma de vossas edições jornalísticas do blog, sobre o tema HOMOSSEXUALIDADE e o que a visão esotérica fala sobre mediante assunto, como falei em Jornais Anteriores, das antigas edições, eu não faria nenhuma coluna de Perguntas ao Adepto Lucano sobre tais temas até a Décima Edição, e em breve responderei nessa Edição as Diversas Perguntas sobre as edições 5,6,7,8,9,10. Em conjunto com Diversos Adeptos do assunto, e á partir da edição 11, começaremos á falar de todas as edições anteriores de 1 ao 10 sobre como é o estudo nos Sabersóficos sobre todos os temas até agora tratados:

1. Definições da Magia
2. Nagualismo
3. Alquimia
4. Bruxas de Salém e o Conselho Secreto das Bruxas 
5. Wicca Básica
6. Herbologia e Wicca Herbolária
7. Ciganos
8. Homossexualidade e a Visão Esotérica
9. (....)
10. (....)

Namastê Amigos Mestiços, Iniciados e não-iniciados, espero que esclareça bem os fatores do tema apresentado, qualquer pergunta, deixe seus comentários no Blog;

Atenciosamente Rafael Lucan!



A HOMOSSEXUALIDADE SOBRE A VISÃO ESOTÉRICA

A nova ontologia dos homossexuais inspirada na filosofia Rosacruz.




             Atualmente vemos grandes debates acerca dos homossexuais e seus direitos, sendo esta   uma das principais questões do século XXI  .   Antigos modelos vêm sendo destruídos para dar origem a novos.   Embora este seja um processo nebuloso, que não saibamos exatamente onde vai dar, as transformações sociais em curso nos deram mais liberdade de pensar e um maior fluxo de informações. 


            Neste processo, muitas pessoas vêm questionando antigos paradigmas espiritualistas e gerando novas conclusões e crenças acerca das verdades maiores da Vida. No entanto, no que tange a pessoas gays, lésbicas e transgêneros (LGBTs), cada um tem pensado coisas muito diferentes e há uma variedade enorme no tratamento deste assunto, pois o mesmo   ainda não foi absorvido num modelo paradigmático metafísico e filosófico capaz de substituir antigas linhas de pensamento

Esta ontologia é uma humilde sugestão e tentativa de dar um norte ao tratamento que o comum das pessoas dá ao assunto. Ela baseia-se em   conceitos simples  , que devem ser fruto de alguma meditação, e não enunciadas como verdades universais. Esses postulados são o resultado de alguns anos de reflexão e pesquisas sobre como os povos da natureza e da antiguidade lidavam com o assunto. Este texto é inspirado pela filosofia Rosacruz.

1- "Então Deus criou o homem à Sua própria imagem, à imagem de Deus o criou: macho e fêmea os criou" 

2- Cada pessoa possui uma natureza que lhe é própria

3- Gradação e diversidade são leis intrínsecas da Vida

4- A sexualidade pode ser potencialmente geradora ou potencialmente não geradora

5- A base da família é a consangüinidade e também o amor  .

6- Todos os livros religiosos são um instrumento resultado de uma determinada época e local

7- Toda vida é sagrada e cada pessoa tem sua importância no universo

8- O verdadeiro Deus é o Deus do coração e da compreensão de cada um
___________________________________________________________________
   
1-      Então Deus criou o homem à Sua própria imagem, à imagem de Deus o criou: macho e fêmea os criou.  

Esta frase está no Gênesis, versículo 27, da Bíblia vulgata e a considero a primeira máxima desta nova ontologia sobre as pessoas LGBTs. Ao analisarmo-la, vemos o problema de tradução da Bíblia. Nas Bíblias contemporâneas traduziu-se que   Deus criou o homem e a mulher  , quando o que está escrito é que   Deus criou o homem, macho e fêmea os criou  . Para um olhar atento,   são coisas diferentes.  

 
Muitas pessoas “aceitam” a existência de pessoas homoafetivas, mas não sabem “por que” elas existem. Ao admitirmos que o homem é ao mesmo tempo macho e fêmea, possui energias positivas e negativas dentro de si, o que é   mais do que evidente é que cada pessoa apresenta uma combinação própria de elementos masculinos e femininos  , o que reverbera na   personalidade, na sexualidade, no gênero e na variedade de manifestações   que vemos neste campo.


Assim, embora tenhamos um corpo de homem ou de mulher, os seres humanos são em essência MACHO E FÊMEA em diferentes graus. Jung falou dos princípios anima e animus que temos em nós. A ciência já fala que temoshormônios masculinos e femininos em diferentes graus. Por que não estender essa dualidade para o homem total em seus diversos níveis?

É   nesta nova concepção que se erigiria a compreensão sobre a existência de gays, lésbicas e transgêneros.  Portanto, nesse novo paradigma, Deus não fez um homem ou uma mulher como um   default para todas as pessoas que existem  , mas seres humanos macho e fêmea, que se manifestam em diferentes formas, incluindo-se aí as orientações sexuais (homo, hetero ou bi) e nas identificações com o masculino ou o feminino.


Embora essa questão seja polêmica devida à verdadeira tradução da Bíblia, não desejo provar a ninguém uma verdade, pois o que é verdadeiro, simplesmente o é. Assim, deixe seu coração te guiar na verdadeira compreensão desta passagem.

2-      Cada pessoa possui uma natureza que lhe é própria  

Muitos afirmam que as   pessoas   LGBTs são contrárias à natureza, ignorando que diversos animais na natureza têm comportamento homossexual e que muitos dos objetos que elas usam no seu dia-a-dia não são encontrados na natureza, ou seja, são tão “anti-naturais” quanto julgam que os outros sejam. Parece-me que esta idéia pretende uma   monopolização da natureza   por parte das   pessoas heterossexuais  ,   negando ao outro   o direito de ter uma   natureza interior que lhe é própria.  


Pretender que apenas a heterossexualidade seja natural, é pretender que   as sete bilhões de pessoas que existem devessem ser todas iguais entre si  . Felizmente a diversidade é uma benção na natureza e as pessoas são simplesmente diferentes, sem que haja necessariamente uma causa produzindo um efeito, algo que “não deveria ser”, ou algo fruto de um carma da outra encarnação.

 

Alguns sentem atração pelo sexo oposto, outros,  pelo sexo semelhante e no mundo há espaço para todos,   sem que todas as pessoas tenham que ser da forma como você acha certo  . Nesse sentido, a natureza interior de cada pessoa lhe é dada durante o nascimento, embora em   alguns casos   ela possa variar ao longo do tempo, sendo que a dinâmica interior de cada um só diz respeito à própria pessoa.


3-      Gradação e pluralidade são as leis maiores da vida  

Outro embate filosófico contra a existência de pessoas LGBTs é que de alguma forma elas rompem o que entende-se por da Lei da Dualidade. Esta “lei” divide o mundo entre pólos opostos –   o bem e o mal, o céu e o inferno, o claro e o escuro, o racional e o intuitivo, o homem e a mulher, o quente e o frio, o próton e o elétron  .


Embora esta forma de perceber as coisas seja “natural” para muitos, ao olharmos mais de perto, vemos que a natureza não é “binária”, mas envolve-se numa  gradação de manifestações. Entre o claro e o escuro não existe a   penumbra  ? Entre o preto e o branco não há   diversos tons de cinza  ? Entre o verão e o inverno não há o   outono e a primavera  ? Entre o próton e o elétron não é o nêutron, elementos de polaridade neutra? Nas cores da natureza não existe diversos tons? Então por que o mesmo não pode-se aplicar ao homem e à mulher? Entre estes dois “pólos” não pode haver tons e uma gradação?   Não pode haver homens com características e elementos femininos  e mulheres com características e elementos masculinas, pessoas que trocam de sexo, pessoas que se vestem do sexo oposto   e uma pluralidade e gradação? Por achamos que certo é ser todo mundo igual ou “oposto”?


4-      A sexualidade pode ser potencialmente geradora ou potencialmente não geradora  

Outro aspecto contrário à homoisexualidade, ou seja, à sexualidade entre semelhantes, é que ele não gera vida. Parece-me, no entanto, que nem todo heterossexual que quer fazer sexo, necessariamente gera um filho.

 Embora a   função básica e mais bela da sexualidade seja a geração de vida  , para humanos, ela tem outras funções como o equilíbrio psicológico e o prazer. Assim, parece-me que algumas pessoas nascem com uma sexualidade   potencialmente geradora   e que outras nascem com uma sexualidade   potencialmente não geradora  . 

 

Afirmo potencialmente porque na natureza não existem absolutos. Não é porque ela é potencialmente não geradora que uma pessoa nessa condição não vá se reproduzir. Portanto a sexualidade, sendo uma energia de caráter dual em polaridade, pode gerar  uma atração pelo sexo oposto ou pelo semelhante,   conforme a natureza e a condição de cada um.

5-      A base da família é a consangüinidade, mas sobretudo o amor

Uma forma de abordar negativamente o assunto é a idéia de que as pessoas LGBTs vão destruir a família ou não podem construir famílias. Embora cada pessoa possa achar seu modelo familiar o mais natural ou o mais correto, parece-me   certa petulância achar que ele é único modelo familiar para as sete bilhões de pessoas do planeta e que não possa haver outros além dele.   A verdadeira família é construída   nos laços de amor que as pessoas mantém entre si e no desejo sincero de construir uma vida em comum.   Quantas pessoas ao nosso redor formam uma família do ponto de vista genético, mas que não nutrem nenhum amor entre si, vivendo uma vida de  conflitos?

 
Com relação ao CASAMENTO, não acho que casamento seja APENAS entre um homem e uma mulher, mas que   casamento é uma união consentida entre duas personalidades-alma que desejam construir uma vida a dois.  Portanto, casamento é uma união para além dos corpos, uma união entre consciências e vidas, sejam elas entre um homem e uma mulher, duas mulheres ou dois homens. Esta parece-me uma concepção muito mais   ampla, humanista e abrangente  .   Eu só queria entender como uma concepção dessas pode destruir o casamento ou a família de outros heterossexuais.

 

No que tange à ADOÇÃO DE CRIANÇAS por casais homoafetivos, pergunto o que seria melhor –   uma criança ficar no orfanato ou ser criada por alguém que pode e quer lhe criar?   Lembro que boa parte dessas crianças abandonadas são frutos de relações heterossexuais desprotegidas e irresponsáveis. Portanto, a heterossexualidade, nesse caso, não garantiu a vinda ao mundo de uma criança de forma digna e amada.


6-     A Bíblia é um instrumento fruto de uma determinada época e local  

Um outro problema para o assunto é a idéia de que a homossexualidade é errada perante a Bíblia. Não é meu objetivo discutir Bíblia, até porque   cada um lê a Bíblia como quer .  . É certo que nem tudo o que está ali escrito é praticado hoje em dia, sendo que   as pessoas escolhem o que mais lhe convém  . A sugestão é que vejamos a Bíblia como um instrumento para guiar um povo num determinado momento histórico e que nem tudo ali tem um caráter imutável, pois do contrário, mataríamos vizinhos que trabalham aos sábados.


Se realmente as traduções que “condenam” este tipo de sexualidade estiverem corretas,   deve ter havido um bom motivo na época.   No entanto, devemos nos guiar sempre pelo bom senso e ver os RESULTADOS PRÁTICOS DE CERTAS CRENÇAS.   Todo livro sagrado deve ser instrumento de paz, amor e harmonia entre TODOS os homens  . Mas quando estes livros se tornam fonte de sofrimento, incompreensão, ódio, e discriminação, passa a ser um livro que serve ao Mal. Isso, no entanto, não significa questionar tudo o que este livro nos oferece. Na Bíblia ainda há valores morais espirituosos, mas que devem ser pautados pelo bom senso e pelas   suas conseqüências práticas na vida das pessoas   e não devemos tomar as coisas porque simplesmente alguém nos disse que é assim ou porque o peso dos séculos legitimou como certo.


7-      Toda vida é sagrada e cada pessoa tem sua importância no esquema cósmico.  

Este entendimento é auto-evidente. Ele rompe com a visão maniqueísta que coloca as pessoas de forma hierarquizada, de acordo com o grau de importância ou bom comportamento que elas têm perante um suposto Deus. Cada pessoa que nasce tem um papel no esquema Cósmico das coisas e sua importância para a Divindade, pois toda a Vida é sagrada. Quando enxergarmos as coisas por esse ângulo, passaremos a deixar de satanizar os outros e passaremos a ver a humanidade como una.

 

8-      O verdadeiro Deus é o Deus do coração e da compreensão de cada um  

Por fim, este princípio, embora possa parecer verdadeiro, não é “sentido” pela maioria.   Muitas pessoas acreditam estar com o verdadeiro Deus.  E se elas tem o Deus verdadeiro,   significa que outras pessoas tem o Deus falso.  Esse maniqueísmo gera conflitos e monopólio sobre o que seja a divindade. Quando entendermos que Deus é   incognoscível para a mente humana e deve ser sentido por experiência direta por cada um  , Ele/ Ela deixará de ser monopólio de uma determinada   religião, pessoa ou povo   e passará a ser o Deus de todos os seres, de todos os homens, o Deus que cada pessoa consegue compreender e sentir, sem que tenha a necessidade de provar ao outro que seu entendimento e sua compreensão é mais verdadeira que a do outro. Assim, não será preciso provar que seu Deus condena algo e que você imponha isso goela abaixo dos outros, mesmo daqueles que tem uma visão de Deus diferente da sua.

 

Estes foram conceitos ontológicos resumidos ao máximo e que humildemente ofereço àqueles que estão buscando respostas sobre os LGBTs, a homoafetivossexualidade e o papel destes elementos no mundo. Àqueles que discordam do que foi escrito, que têm uma opinião formada e não estão interessados em mudar, minhas sinceras desculpas e espero que com suas ideias você consiga trazer   Paz e compreensão a todos os seres humanos.  Àqueles que estão com o pensamento aberto para adotar novos paradigmas e acham que há algo válido nessa ontologia, adote-as como   valores reais e verdadeiros   para você no seu dia-a-dia, pois uma hora você talvez tenha que comunicá-los a alguém e poderá acender uma chama.

 

Essas ideias têm a capacidade de trazer um novo patamar de compreensão para muita gente. Mas deixo ao coração e a compreensão de cada um a legitimação das mesmas. Assim como pessoas de determinadas religiões defendem seus valores arraigadamente, aqueles interessados em transformar os valores da sociedade não podem ficar apenas atacando os valores dos outros, mas construir seus próprios valores e lutar por eles.


Amor e Paz.




Eles Procuram á Evolução, eles procuram respostas, eles somos nós, por que todos somos seres humanos em busca de evolução e respostas, espero que tenham esclarecido suas perguntas;




Nenhum comentário:

Postar um comentário