sexta-feira, 13 de setembro de 2013

JEOS (JORNAL ESOTÉRICO DA ORDEM SABERSÓFICA) Ed. 5




Olá Irmãos da Senda Iniciática, aqui vos apresento nessa Edição do Jornal Esotérico da Ordem Sabersófica, ainda com o tema Wicca, descrita como religião pelo conselho de bruxaria americana, exponho aqui o ensaio da primeira apostila do Curso de Iniciação na Magia com o Sacerdote Guilherme mais conhecido como Caldeirão Iluminado, ajudando os Irmãos da Ordem a Compreender o Caminho Mágico, se você se interessou pelo curso deixe seu comentário lá embaixo pedindo para participar do curso, que te passarei todas as informações necessárias, como eu disse na edição anterior, a coluna conversa com o adepto lucano será postada numa edição especial de núm. 10, aprendam mais sobre a wicca com esta edição, 
Atenciosamente Adepto Lucano!




Seja bem vindo, abençoado seja!!

WICCA


O que é ?

A Bruxaria é uma religião de origem Xamânica e forte tradição mágica, mas é bom lembrar que Xamanismo e Magia são técnicas espirituais, isto é, para ser Bruxa não é preciso fazer magia, ou ter poderes paranormais. Muito menos ser vidente ou médium. O que diferencia a Bruxa do Mago ou Xamã é a sua devoção pelos Deuses. Xamanismo e Magia são técnicas utilizadas pelas Bruxas, mas não têm nada a ver com a parte devocional da Wicca.
É possível ser bruxa fazendo-se somente os rituais de devoção, sem nunca praticar um único feitiço na vida, mas o contrário não é verdadeiro, pois, se não houver da sua parte um Amor sincero pela energia dos Deuses e harmonia com a Natureza, você pode fazer feitiços dia e noite, mas nunca será uma Bruxa. Tradicionalmente, as Bruxas podem (e devem) fazer feitiços recorrendo às energias da Natureza para resolver os problemas práticos da sua vida, bem como para ajudar ao próximo, mas nunca devemos nos esquecer de que o mais importante é a comunhão com as energias da Natureza, e o respeito por todos os seres vivos, e, em especial, pelos nossos semelhantes.



Origens

Falar em origem da bruxaria é o mesmo que retornar aos primórdios da Humanidade, quando os seres humanos começaram a despertar sua percepção para os mistérios da vida e da natureza. Segundo os estudiosos da Pré-História, as primeiras demonstrações de arte devocional foram as Madonas Negras, encontradas em cavernas do período Neolítico.

Portanto, as Deusas da Fertilidade foram os primeiros objetos de adoração dos povos primitivos. Da mesma forma que nossos antepassados se maravilharam ao ver a mulher dando a Luz a uma criança, todo o Universo deveria ter sido criado por uma Grande Mãe. Entre os povos que dependiam da caça, surgiu o culto ao Deus dos Animais e da Fertilidade, também conhecido como Deus de Chifres ou Cornífero. Os chifres sempre representaram a fertilidade, coragem e todos os atributos positivos da energia masculina, representando também a ligação com as energias cósmicas.

Hoje a figura do Deus Cornífero é bastante problemática, pois, com o advento do Cristianismo, ele foi usado para personificar a figura do Diabo, entidade criada pelas religiões judaico-cristãs. Ele não é reconhecido e muito menos cultuado pelas Bruxas.

A wicca surgiu no período Neolítico, em várias regiões da Europa, onde hoje se localiza a Irlanda, Inglaterra, País de Gales, Escócia, indo até o Sudoeste da Itália e a região da Britânia na França. Quando os Celtas invadiram a Europa, quase mil anos antes de Cristo, trouxeram suas próprias crenças, que, ao se misturarem às crenças da população
local, originaram o sistema que deu nascimento à Wicca. Com a rápida expansão desse povo, ela foi levada para regiões onde se encontram Portugal, Espanha e Turquia. Embora a Wicca tenha se firmado entre os Celtas, é importante lembrar que a bruxaria é anterior a eles. Mas como esse povo foi o mantenedor da tradição, é importante que conheçamos, pelo menos, o rudimento de seu pensamento e cultura.

O Panteão Celta, ou seja, o conjunto de Deuses e Deusas dessa cultura é hoje o mais utilizado nos rituais da Wicca, embora possamos trabalhar com qualquer Panteão, desde que conheçamos o simbolismo correto, e não misturemos os Panteões num mesmo ritual. A sociedade Celta era Matrifocal, isto é, o nome e os bens da família eram passados de mãe para filha. Homens e mulheres tinham os mesmo direitos, sendo a mulher respeitada como Sacerdotisa, mãe, esposa e guerreira, participando das lutas ao lado dos homens. O culto da Grande Mãe e do Deus Cornífero predominaram nas regiões da Europa dominadas pelos Celtas, até a chegada dos romanos, que praticamente dizimaram as tribos Celtas, que nessa época já estavam sendo dominadas pelos Druidas, que representavam uma introdução ao patriarcalismo.

Porém, em muitos lugares, a religião da Grande Mãe continuou a ser praticada, pois havia certa tolerância por parte dos romanos, chegando certos ramos da Wicca a incorporar elementos do Panteão Greco-Romano, especialmente na Bruxaria Italiana. Foi somente na Idade Média que a Bruxaria foi relegada às sombras com o domínio da Igreja Católica e a criação da Inquisição, cujo objetivo era eliminar de vez as antigas crenças, que eram uma ameaça a um clero muito mais preocupado em acumular bens e riquezas do que a propagar a verdadeira mensagem de Jesus.
Muitas das vítimas da Inquisição não eram Bruxas, e sim, pessoas com problemas de Saúde, doenças mentais, deficiências físicas ou somente o alvo da suspeita e inveja do povo. Também era comum se acusar pessoas para tomar seus bens, pois esses eram divididos entre os inquisidores. Durante o tempo das fogueiras, o medo fez com que muitos permanecessem no anonimato para resguardar as vidas de suas famílias. Muitos dos conhecimentos passaram a ser transmitidos oralmente, por medida de segurança, e, assim, muito se perdeu.



As Treze Metas da Wicca

o Conhecer a si mesmo
o Saber sua arte
o Aprender
o Usar o que você aprendeu
o Manter o balanço de todas as coisas
o Manter suas palavras verdadeiras
o Manter seus pensamentos verdadeiros
o Celebrar a vida
o Alinhar você mesmo com os ciclos da Terra
o Manter seu corpo correto
o Exercitar seu corpo e sua mente
o Meditar
o Honrar a Deusa e o Deus


Essas metas devem ser seguidas pelos praticantes da Wicca, já que realmente acreditamos nelas. Há também algumas leis da Wicca, que assim como as metas devem ser seguidas e respeitadas.
Antes de mais nada, é importante citar as quatro palavras do Mago. Antes de começar o estudo da magia, é básico você saber e seguir essas quatro palavras. Primeiro tente entendê-las, pois sem que você as entenda, não há como ser um bom praticante de magia.

o Saber;
o Ousar;
o Querer;
o Calar.

São as quatro palavras do Mago. Para ousar, precisamos saber. Para querer, precisamos ousar. Precisamos querer para possuir império. Para reinar, precisamos manter silêncio.


A Bruxa Solitária

Primeiro, uma dica: reflita bastante antes de virar uma bruxa solitária. A bruxa solitária é aquela que trabalha sozinha, ou então com seu parceiro(a). Por ser solitária, ela opta por qualquer coisa, e tem o poder de decisão quanto ao tipo de ritual, vestimenta, etc. É ela que invoca e faz tudo sozinha num ritual, em spells, etc. Muitas bruxas solitárias são muito ecléticas, dependendo de sua tradição. Algumas são extremamente radicais, mas isso varia de bruxa pra bruxa.
Praticar bruxaria solitária é um pouco triste, exatamente pelo nome, que dá uma idéia: sozinha. Não há com quem compartilhar seus conhecimentos, ou mesmo uma ajuda para se fazer um ritual. Você trabalha sozinha, por si própria e desempenha todos os papéis de um coven completo. Mas nada a impede de mais tarde, fazer parte de um Coven ou mesmo, criar um coven, o que é muito interessante.



O que é uma bruxa?

São pessoas que vivem com princípios pagãos e adotam o extraordinário como parte integrante de suas vidas. São pessoas que optaram por ter uma vida diferente, que reverenciam a natureza e os elementos e não tem medo de se assumirem como são e nem vergonha de serem como são.
Hoje as pessoas falam muito sobre Bruxaria, mas o real sentido, o verdadeiro significado elas desconhecem. Infelizmente perdeu-se o verdadeiro significado, e é confundida com satanismo e Magia Negra.
A natureza é o templo da Bruxa, e neste templo se pratica o grande culto à Deusa, que é representada pela Lua.
As Bruxas não adoram o diabo e nem praticam o mal, pelo menos as verdadeiras Bruxas!
Ser Bruxa também é ser feminina, afinal quem não gosta de um pouco de sedução? Ser Bruxa é reconciliar o masculino e o feminino. É encontrar a verdadeira essência que está dentro de nós! É aceitar o Deus e a Deusa em seu coração, é acreditar, respeitar, amar a Natureza, perdoar e, acima de tudo, amar...

Deusa-Mãe

O período neolítico não conhecia deuses - vigorava o matriarcado, com a Deusa-Mãe. O conceito de paterno inexistia e a moral, a ciência e a religião ocupavam a mesma esfera. Com a instituição do patriarcado, o cálice foi derramado através da espada, relegando o elemento feminino. Com o fim da era de Peixes, tipicamente masculina, o reinado feminino retorna em Aquário para resgatar Sofia, o arquétipo da Sabedoria. Assim como o Taoísmo primitivo, todas as religiões ancestrais visualizavam o Universo como uma generosa Mãe. Nada mais natural: não é do ventre delas que saímos? De acordo com o mito universal da Criação, tudo teria saído dela.


Entre os egípcios, era chamada de Nuit, a Noite. "Eu sou o que é, o que será e o que foi. Para os gregos era Gaia - Mãe de tudo, inclusive de Urano, o Céu. Entretanto, ela não era apenas fonte de vida, como também senhora da morte. O culto a Grande- Mãe era a religião mais difundida nas sociedades primitivas. Descobertas arqueológicas realizadas em sítios neolíticos testificam a existência de uma sociedade agrícola pré-histórica bastante avançada, na região da Europa e Oriente Médio, onde homens e mulheres viviam em harmonia e o culto à Deusa era a religião. Não há evidências de armas ou estruturas defensivas, onde se conclui que esta era uma sociedade pacífica. Também não há representações, em sua arte, de guerreiros matando-se uns aos outros, mas pinturas representando a natureza e uma grande quantidade de esculturas representando o corpo feminino.


Essas esculturas também foram encontradas em Creta, datadas de 2.000 a.C. Na sociedade cretense as mulheres exerciam as mais diversas profissões, sendo desde sacerdotisas até chefes de navio. Platão conta que nesta sociedade, a última matrifocal de que se tem notícia, toda a vida era permeada por uma ardente fé na natureza, fonte de toda a criação e harmonia. Segundo historiadores, a passagem para o patriarcado deu-se em várias esferas. Na velha Europa, a sociedade que cultuava a Deusa foi vítima do ataque de poderosos guerreiros orientais - os kurgans. O Cálice foi derrubado pelo poder da Espada. Outro fator decisivo para tal transformação foi o crescimento da população, que levou as sociedades arcaicas à "domesticação da terra". Os homens tinham que dominar a natureza, para obrigá-la a produzir o que queriam. Com a descoberta de que o sêmen do homem é que fecunda a mulher(acreditava-se que esta gerasse filhos sozinha), estabeleceu-se o culto ao falo, sendo este difundido pela Europa, Egito, Grécia e Ásia, atingindo o seu ápice na Índia. Com o advento do monoteísmo, e patriarcado - e a conseqüente dominação da mulher - o culto ao falo estabeleceu-se em definitivo. "O monoteísmo não é apenas uma religião, é uma relação de poder. A crença numa única divindade cria uma hierarquia - de um Deus acima dos outros, do mais forte sobre o mais fraco, do crente sobre o não-crente."


Jeová, Deus dos Hebreus, em cujos mandamentos assentam-se as raízes da nossa civilização judaico-cristã - é o melhor exemplo do Deus patriarcal. Ele é um Deus guerreiro, que esmaga os inimigos do seu povo eleito com toda a sua força poderosa,
esperando em troca fidelidade e obediência aos seus mandamentos. Ele trabalha com o medo. O mito de Lilith mostra bem essa passagem do matriarcado para o patriarcado. Recusando-se a submeter-se à Adão, tentava igualdade com ele. "Por que devo deitar-me sob ti?" - ela questiona, e é punida por Jeová, que envia um anjo para expulsá-la do Paraíso. Blasfemando e criando asas, numa demonstração de liberdade, Lilith abandona o Paraíso e voa para o Mar Vermelho, onde dá início a uma dinastia de demônios. Mas Adão fica, e sente-se só. Jeová então cria Eva, a mulher, condenada eternamente à inferioridade. Como enunciava Santo Agostinho, a mulher não era a imagem de Deus - apenas o homem era. 

Ela era, no máximo, a imagem de uma costela. Embora a personagem do Deus cristão seja bem mais suave do que seu antecessor - o Deus de Jesus é piedoso e compreensivo, enquanto Jeová distribui medo e castigos, na opinião de muitos a totalidade feminina encontra-se cindida na mitologia cristã: maternidade e sexualidade. A Virgem e Maria Madalena. Nos Evangelhos Apócrifos, Madalena é tida como líder ativa no discipulado de Cristo. O Evangelho de Felipe relata a união do homem e da mulher como símbolo de cura e paz, e estende-se ao relacionamento de Cristo e Madalena, a companheira do Salvador.


Contrapondo-se à figura de Madalena, a Virgem está associada apenas ao lado maternal do feminino, estático e protetor. Sempre retratada através da Virgem, de Madalena, Hera, Ísis, Deméter, Atena, Diana, a Lua, a Natureza, Hécate, Afrodite, Lilith e tantas outras, a figura da Deusa vem ressurgindo, cada vez mais e com mais força.


Princípios da crença

O Conselho de Bruxos Americanos crê necessário que se defina a Bruxaria Moderna de acordo com as experiências e necessidades Americanas. Não somos limitados por tradições de outros tempos e outras culturas, e não devemos lealdade a qualquer pessoa ou poder maior que a Divindade manifesta através de nós mesmos. Como Bruxos Americanos, aceitamos e respeitamos todos os ensinamentos e tradições que afirmem a vida, e buscamos aprender de todos eles para dividirmos nosso aprendizado dentro do Conselho.

1. É em tal espírito de acolhimento e cooperação que nós adotamos estes poucos princípios de crença Wiccaniana. Buscando ser inclusivos, não desejamos abrir-nos à destruição de nosso grupo por aqueles que buscam para si o poder, ou a filosofias e práticas contraditórias a tais princípios. Buscando excluir aqueles cujos caminhos sejam contraditórios ao nosso, não desejamos negar participação a qualquer pessoa que esteja sinceramente interessada em nossos conhecimento e crenças, a despeito de raça, cor, sexo, idade, origem cultural ou nacional, ou preferência sexual.

2. Nós, portanto, pedimos a aqueles que buscam identificar-se conosco que aceitem esses poucos princípios básicos:

3. Nós praticamos ritos para nos alinharmos ao ritmo natural das forças vitais, marcadas pelas fases da Lua e aos feriados sazonais.

4. Nós reconhecemos que nossa inteligência nos dá uma responsabilidade única em relação a nosso meio ambiente. Buscamos viver em harmonia com a Natureza,
em equilíbrio ecológico, oferecendo completa satisfação à vida e à consciência, dentro de um conceito evolucionário.

5. Nós damos crédito a uma profundidade de poder muito maior que é aparente a uma pessoa normal. Por ser tão maior que ordinário, é às vezes chamado de "sobrenatural", mas nós o vemos como algo naturalmente potencial a todos.

6. Nós vemos o Poder Criativo do Universo como algo que se manifesta através da Polaridade - como masculino e feminino – e que ao mesmo tempo vive dentro de todos nós, funcionando através da interação das mesmas polaridades masculina e feminina. Não valorizamos um acima do outro, sabendo serem complementares. Valorizamos a sexualidade como prazer, como o símbolo e incorporação da Vida, e como uma das fontes de energias usadas em práticas mágicas e ritos religiosos.

7. Nós reconhecemos ambos os mundos exterior e interior, ou mundos psicológicos - às vezes conhecidos como Mundo dos Espíritos, Inconsciente Coletivo, Planos Interiores, planos inferiores etc. - e vemos na interação de tais dimensões a base de fenômenos paranormais e exercício mágico. Não negligenciamos qualquer das dimensões, vendo ambas como necessárias para nossa realização.

8. Nós não reconhecemos nenhuma hierarquia autoritária, mas honramos aqueles que ensinam, respeitamos os que dividem de maior conhecimento e sabedoria, e admiramos os que corajosamente deram de si em liderança.

9. Nós vemos religião, mágica, e sabedoria como sendo unidas na maneira em que se vê o mundo e vive nele - uma visão de mundo e filosofia de vida, que identificamos como Bruxaria ou o Caminho Wiccaniano.

10. Chamar-se "Bruxo" não faz um Bruxo - assim como a hereditariedade, ou a coleção de títulos, graus e iniciações. Um Bruxo busca controlar as forças interiores, que tornam a vida possível, de modo a viver sabiamente e bem, sem danos a outros e em harmonia com a Natureza.

11. Nós reconhecemos que é a afirmação e satisfação da vida, em uma continuação de evolução e desenvolvimento da consciência, que dá significado ao Universo que conhecemos, e a nosso papel pessoal dentro do mesmo.

12. Nossa única animosidade acerca da Cristandade, ou de qualquer outra religião ou filosofia, dá-se pelo fato de suas instituições terem clamado ser "o único verdadeiro e correto caminho", e lutado para negar liberdade a outros, e reprimido diferentes modos de prática religiosa e crenças.

13. Como Bruxos Americanos, não nos sentimos ameaçados por debates a respeito da História da Arte, das origens de vários termos, da legitimidade de vários aspectos de diferentes tradições. Somos preocupados com nosso presente e com nosso futuro.

14. Nós não aceitamos o conceito de "mal absoluto", nem adoramos qualquer entidade conhecida como "Satã" ou "o Demônio" como defendido pela Tradição
Cristã. Não buscamos poder através do sofrimento de outros, nem aceitamos o conceito de que benefícios pessoais só possam ser alcançados através da negação de outros.

15. Trabalhamos dentro da Natureza para aquilo que é positivo para nossa saúde e bem estar.


O Que é Neopaganismo ?

Um movimento religioso/espiritualista/ecológico que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos por todo o mundo, e principalmente nos Estados Unidos. Com certeza você já tem uma idéia fundamentada sobre a palavra. Se vieram à sua cabeça expressões como "não batizado", "satanista", e "anti-Cristo", isto é sinal de que você chegou aqui na hora certa. Esqueça todos esses conceitos da aula de Crisma...a palavra Pagão vem do latim Paganus, que quer dizer "aquele que vive no campo", ou "aquele que vive do campo". Chamamos de povos Pagãos, aqueles que na Antigüidade tinham nos campos e plantações seu sustento, a base de sua vida. A Terra era, portanto, sagrada para eles. Toda a sua cultura e religião girava em torno da Natureza: a época das colheitas, as estações, os Solstícios, etc.
Muitos dos povos Pagãos eram politeístas, atribuindo aos deuses, faces da Natureza com que conviviam. Assim, havia o deus do Sol, a deusa da Lua. o deus da caça, a deusa da fertilidade, etc. Foram Pagãos os povos Gregos, Romanos e Celtas, por exemplo. Uma característica muito marcante da religião Pagã é a existência de deuses e deusas, às vezes com igual poder, e muitas vezes tendo-se a figura feminina como dominante.


Tomemos os povos Celtas por exemplo. Antes de serem influenciados pelo Cristianismo, sua cultura era totalmente matriarcal. As cerimônias religiosas eram conduzidas por sacerdotisas, a medicina era praticada pelas curandeiras, as decisões tomadas pelas Sonhadoras, e o deus não passava do Consorte da Deusa, a Grande Mãe. Como religião, o Paganismo busca, portanto, o equilíbrio, o casamento perfeito entre masculino e feminino, tanto no mundo exterior como dentro de cada indivíduo.


O Neopaganismo busca reviver o modo de vida desses povos. Paganismo porque retoma suas crenças a práticas, e Neo, porque tem que se adaptar ao novo modo de produção Capitalista, e muitas vezes à vida urbana. Milhares de pessoas em todo o mundo passam a olhar para a Lua de uma maneira diferente, e a celebrar as estações mais uma vez. As árvores voltam a ser sagradas, e as fogueiras da Primavera são reacesas. Ser Neopagão é estar na Terra, e tê-la dentro de si mesmo.

Religiões Neopagãs

Há hoje no mundo um número razoavelmente grande de religiões Neopagãs, sendo uma das maiores a denominada Wicca. Wicca corresponde a Bruxaria, a Arte dos Sábios, ou simplesmente A Arte (The Craft). A palavra Wicca vem do Inglês arcaico, e quer dizer Pessoa Sábia (Wise One). Bruxos e Bruxas no mundo todo tornam-se cada vez mais evidentes, e saem do ‘armário das vassouras' cada vez com mais freqüência e facilidade.


O principal lema da Bruxaria é 'An it Harms None, Do as You Will, ou seja, desde que não prejudiques ninguém, faças como quiseres. Nós da bruxaria, praticamos magia, através de feitiços e rituais, que variam de acordo com a tradição. Algumas tradições da Bruxaria são:
Gardnerian Wicca- Tradição que data de 1954 aproximadamente, fundada por Geral Gardner, um dos primeiros Wiccanianos a se revelarem no mundo. É uma tradição ortodoxa e secretiva. Seus rituais são sempre realizados com as pessoas nuas.
Faery Wicca - Tradição relativamente nova, que busca contato com o povo das fadas, e utiliza-se de familiares nos rituais. É uma tradição muito bela, com alguma influência céltica e vários traços de Xamanismo.


Stregha - Bruxaria italiana. Não conheço muito sobre esta tradição, contribuições serão bem vindas. Há uma infinidade de outras tradições (Celtic, Cabot, Alexandrian, Dianic, dragon magick, e muitas outras.)

A Caça às Bruxas - 1450 - 1750

... milhares mortos em nome de Deus. Nunca será esquecido... não pode ser esquecido ... nunca mais


O tempo das fogueiras

Após a Igreja Católica ter sido formada e haver adquirido poder, os costumes dos Pagãos foram vistos como uma ameaça ao sistema religioso recentemente estabelecido e a adoração dos Deuses da religião Antiga, foi banida. Os antigos festivais foram superados pelos novos feriados religiosos da Igreja, e os antigos Deuses da Natureza e da Fertilidade, transformados em terríveis e maléficos demônios e diabos. A igreja patriarcal chegou até a transformar várias Deusas pagãs em diabos masculinos e maus, não somente para corromper deidades da Religião Antiga, como, também para apagar o fato de o aspecto feminino ter sido objeto de adoração. No ano de 1233, o Papa Gregório IX, instituiu o Tribunal Católico Romano, conhecido como Inquisição, numa tentativa de terminar com a heresia. Em 1320, a Igreja (a pedido do Papa João XXIII) declarou oficialmente que a Bruxaria, e a Antiga Religião dos Pagãos constituíam um movimento e uma "ameaça hostil" ao Cristianismo.


Os bruxos tornaram-se heréticos e a perseguição contra todos os Pagãos, espalhou-se como fogo selvagem por toda a Europa. É interessante notar que, antes de uma pessoa ser considerada herética, ela tem, primeiro, que ser cristã, e os Pagãos nunca foram cristãos. Eles sempre foram Pagãos.Os Bruxos (junto com um número incalculável de homens, mulheres e crianças inocentes, que não eram Bruxos), foram perseguidos, brutalmente torturados, por vezes violados sexualmente ou molestados, e, então, executados pelas autoridades sádicas, sedentas de sangue da Igreja, que ensinavam que seu Deus era um Deus de amor e compaixão. A Bruxaria na Inglaterra tornou-se uma ofensa ilegal no ano de 1541, e, em 1604, foi adotada uma Lei que decretou a pena capital para os Bruxos e Pagãos. Quarenta anos mais tarde, as 13 colônias na América do Norte, decretaram também a pena de morte para o "crime de bruxaria".


No final do século XVII, os seguidores que permaneciam leais à Religião Antiga, viviam escondidos, e a Bruxaria tornou-se uma Religião subterrânea secreta após uma estimativa de um milhão de pessoas ter sido levados à morte na Europa e mais de trinta condenados em Salem, Massachusetts, em nome do cristianismo.Embora os infames julgamentos das Bruxas de Salem, em 1692, sejam os mais conhecidos e bem documentados na história dos Estados Unidos da América, o primeiro enforcamento de um Bruxo na Nova Inglaterra realmente aconteceu em Connecticut, em 1647, 45 anos antes que a história contra a Bruxaria se abatesse na Vila de Salem. Ocorreram outras execuções pré-Salem, em Providence, Rhode Island, em 1622.O método mais popular de extermínio dos Bruxos na Nova Inglaterra era a forca. Na Europa,, a fogueira. Outros métodos incluíam a prensagem até a morte, o afogamento, a decapitação e o esquartejamento.Durante 260 anos, após a última execução de um Bruxo, os seguidores da Religião Antiga mantiveram suas práticas pagãs ocultas nas sombras do segredo e, somente após as Leis contra a Bruxaria terem sido finalmente revogadas na Inglaterra, foi que os Bruxos e Pagãos, em 1951, oficialmente saíram do quarto das vassouras.



A Bruxaria Moderna ou Neo-Paganismo


Muita coisa anda sendo dita sobre o paganismo. Porém, muitas dúvidas começaram a surgir e muita confusão vem sendo feita. Mas, afinal, o que é Bruxaria?

Bruxaria é uma Religião positiva, que busca o equilíbrio dos opostos e a harmonia entre o Homem e a Natureza. Para grande surpresa da maioria, não adoramos o diabo - alias, nem se quer acreditamos nele. O bruxo crê em duas Deidades principais: A Grande Mãe, criadora de todas as coisas, princípio feminino de poder, representada pela Lua; e o Deus Cornífero, o grande Pai, semeador da Vida e senhor da Morte, representado pelo Sol, o princípio masculino. Este Deus, foi difamado pela Igreja Católica, que deu a sua aparência um significado maligno - Os Chifres do Deus não representam o Mal. Por outro lado, representam o Natural e o animal. Na Natureza, os chifres são como "coroas": Os animais fortes e viris são dotado com grandes e belos chifres.

Nossos Deuses são carnais, sexuais, puros e sábios. Eles não negam a sexualidade; ao contrário, a glorificam como Sagrada - pois é graças a ela que tudo de concebe, que tudo se cria. O Sexo na Bruxaria é sinal é força e magia, não de pecado e sujeira.

Estes Deuses não vivem num Céu distante, ditando regras inflexíveis a serem cumpridas por nós, "seres inferiores". Eles estão aqui entre nós, junto a nós e (principalmente) dentro de nós. Precisam de nós para manter o Equilíbrio Natural; não somos subordinados a eles, somos realmente seus filhos.




Considerações Finais

A Wicca não se resume á apenas isso, ela é uma árvore cujos galhos são imensos, as principais citadas geralmente são essas:

Na Wicca, chama-se de Tradições as diversas teorias, práticas e
filosofias das variações antropológicas de culto.
As entidades que praticam essas tradições são chamadas Covens. Os
Covens são unidades de ensinamentos sacerdotais, onde cada qual alí
presente, está sendo preparado para se tornar mais um Sacerdote e dar
início a seu próprio Coven. Outras unidades Wiccanas conhecidas são os
Growes/Famílias/Clãs e os Circulos. Os Growes/Famílias/Clãs são o
conjunto de Covens oriundos de um Coven Original, de onde todos os
sacerdotes das demais filiais provieram. Os círculos são entidades
estabelecidas, não hierarquizadas, onde são dados cursos livres e onde
muitas vezes são celebrados rituais abertos ao público.
Principais Tradições e Vertentes:

Tradição Garderiana

A Wicca Gardneriana é uma Tradição/Religião de Mistérios que é voltada
para o desenvolvimento interior de cada um. É um caminho sacerdotal e
iniciático. É uma Tradição que não aceita ou reconhece auto-iniciações.
Essa Tradição é passada oralmente, incluindo suas leis, procedimentos
e fundamentos, culminando em ritos. Seus iniciados servem aos Deuses
por meio das antigas práticas, sendo guiados por ancestrais, seguindo
um caminho religioso calcado na honra à Deusa e seu Divino Consorte, o
Deus, exercendo o Sacerdócio dos Antigos de acordo com a tradição de
ancestralidade de seu Clã.

Tradição Alexandrina

Tradição Alexandrina é uma tradição wiccana fundada por Alex Sanders
com sua esposa Maxine Snaders que surgiu nas proximidades da
Inglaterra em 1960. É bastante parecido com a tradição Gardneriana. Os
rituais são, geralmente, formais.

Wicca Saxônica

A Wicca Saxônica ou Seax-Wicca foi fundada em 1973, pelo autor
prolífico, Raymond Buckland que era, naquele momento, um Bruxo
Gardneriano. Uma das primeiras tradições precursoras em Bruxos
solitários e o auto-iniciados. Estes dois aspectos fizeram dela um
caminho popular.

Tradicional Britânica

Uma Tradição com uma forte estrutura hierárquica e graus. Os Rituais
estão centrados na Tradição Céltica e Gardneriana.

Wicca céltica

Uma Tradição muito telúrica, com enfoques na natureza, os elementos e
elementais, algumas vezes fadas, plantas, etc. Muitas "Bruxas Verdes"
(Green Witches) e Adeptos do Druidismo seguem este caminho, centrado
no panteão Céltico antigo e em seus Deuses e Deusas.

Tradição Caledoniana (ou caledonni)

Uma tradição que tenta preservar os antigos festivais dos escoceses e
às vezes é chamada de Tradição Hecatina.

Tradição Picta

É uma das manifestações da Bruxaria tipicamente escocesa. Na maioria
das vezes é uma forma solitária da Arte. Seu enfoque prático é
basicamente mágico e possui poucos elementos religiosos e filosóficos.

Tradição Diânica

Algumas Bruxas Diânicas só enfocam seus cultos na Deusa, são muito
politicamente ativas, e feministas. Outras Bruxas Diânicas
simplesmente enfocam seu culto na Deusa como uma forma de compensar os
muitos anos de domínio Patriarcal na Terra. Algumas Bruxas Diânicas
usam este título para denotar que são "as Filhas de Diana", a Deusa
protetora delas. Há Bruxas Diânicas que são tudo isto, algumas que não
são nada disto, e outras que são um misto disto. A Arte Diânica possui
duas filiais distintas:
- Uma filial, fundada no Texas por Morgan McFarland, que dá a
supremacia à Deusa em sua thealogy, mas honra o Deus Cornífero como
seu Consorte Amado e abençoado. Os membros dos Covens dividem-se entre
homens e mulheres. Esta filial é chamada às vezes "Old Dianic" (Velha
Diânica), e há alguns Covens descendentes desta Tradição,
especialmente no Texas. Outros Covens, similares na thealogy mas que
não descendem diretamente da linha de McFarland, e que estão
espalhados por todo EUA.
- A outra filial, chamada às vezes de Feitiçaria Feminista Diânica,
focaliza exclusivamente a Deusa e somente mulheres participam de seus
Covens e grupos. Geralmente seus rituais são livres e não são
hierárquicos, usando a criatividade e o consenso para a realização de
seus rituais. São politicamente um grupo de feministas. Há uma
presença lésbica forte no movimento, embora a maioria de Covens
estejam abertos à mulheres de todas as orientações.

Tradição das Fadas (ou Fairy Wicca)

Há várias facções da Tradição das Fadas. Segundo os membros desta
Tradição, seus ritos e conhecimentos tiveram origem entre os antigos
povos da Europa da Idade do Bronze, que, ao migrarem para as colinas e
altas montanhas devido às guerras e invasões, ficaram conhecidos como
Sides, Pictos, Duendes ou Fadas. Uma bruxa desta Tradição poderia ser
ou trabalhar, mas não necessariamente:
- Com energias da natureza e espíritos da natureza, também conhecidos
como elementais.
- Homossexual. Alguns dos nomes mais famosos desta Tradição são Victor
e Cora Anderson, Tom Delong (Gwydion Penderwyn), Starhawk, etc.

Tradição Hecatina

Uma Tradição de Bruxos que buscam inspiração em Hécate e tentam
reconstruir e modernizar os rituais antigos da adoração a esta Deusa.
É algumas vezes chamadas de Tradição Caledoniana ou Caledoni.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre e site Crículo Sagrado.



Wicca Brasil

Um bom local para os internautas e afins procurarem muitos wiccanos na Internet é o Wicca Brasil, uma Rede Social para Bruxos e Bruxas: http://www.wiccabrasil.com/

Aqui exponho um colunista da página Wicca Brasil, conhecido como Milord em Belo Horizonte, muito conhecedor do Conhecimento magístico, que tentam expor seu trabalho aos iniciados na senda Wicca;

Colunista de BH. Bem Vindo Milord!

Bom, meu nome é Deivison Felipe Rios de Oliveira, mas sou conhecido em Belo Horizonte e redondezas por Milord. Sou professor de matemática e física, formado nas mesmas áreas, tenho curso básico de teologia, atualmente sou líder de uma organização chamada '' Seguidores de Milord '' que são '' bruxos '' que representam semanalmente a saga Harry Potter, todos estão acima dos 17 anos e me veneram como líder a quase dois anos, meu grupo possui cerca de 56 comensais compromissados com a causa. 
Quando eu era adolescente fazia parte de um grupo de amigos que se reuniam sempre para realizar '' bruxarias '', mas na verdade eu me refugiava nesse mundo em uma especie de ocultismo, passei a frequentar a igreja evangélica,batizei, me tornei líder dos jovens e da escola bíblica dominical, há quase três anos larguei essa vida por atrito com a liderança, não aceitava muitas coisas e comecei a viver como agnóstico. 
Minha mãe é uma bruxa , sendo ela uma especie de católica espirita, ela odeia ser chamada de bruxa e sempre nega que seja pois certa vez encontrei em seus pertences um papel que continha vários símbolos e nele escrito '' ordem de mercúrio '' que a quase vinte e cinco anos atrás poucas pessoas tinham um desses, perguntei o que era aquilo para minha mãe e ela me disse que era um grupo de amigos que se reuniam para falar sobre a vida sem terem medo da opressão religiosa. Enfim, atualmente estou escrevendo o meu segundo livro, sendo que a publicação do meu primeiro acontecerá no fim desse ano. Espero que eu seja do agrado de todos e que mesmo que eu não seja continuarei seguindo a seguinte citação: '' Ser bruxo se faz com a mente e com o coração. 


.........................................................................................................

2 comentários: