sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Hermetismo

HERMETISMO



Namastê Irmãos do Esoterismo Universal, uma das matérias de Estudo da Ordem Sabersófica é o Hermetismo, assim como a Kabbalah na postagem anterior, e para quem não conhece o hermetismo, ele é o estudo e prática da Filosofia Oculta e da magia associados a escritos atribuídos a Hermes Trismegisto, "Hermes o-três-vezes-grande".



AS TRÊS FACES DE HERMES

Hermes, o Deus


Hermes, o Místico


Hermes, o Arquétipo


O Cajado de Hermes



A TÁBUA DE ESMERALDA


A Tábua de Esmeralda ou Tábua Esmeraldina foi um pequeno livro hermético creditado pelo Hermes Trismegistos, como na imagem acima aludido com clareza que esse achado também foi o berço da alquimia islâmica, os sabersóficos deixam claro que o hermetismo são os ensinamentos desse Mestre que possue correspondência com o Deus Thoth Egípcio, nas pesquisas feitas com afinco cuidado histórico e esotérico, a tradução das pequenas frases da tábua esmeraldina deixam claro também traços de seus ensinamentos no cabailion mais tarde. A tradução da Tabula Esmeraldina segue-se:

(1) É verdade, certo e muito verdadeiro:

(2) O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa.

(3) E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por adaptação.

(4) O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua alma;

(5) O Pai de toda Telesma do mundo está nisto.

(6) Seu poder é pleno, se é convertido em Terra.

(7) Separarás a Terra do Fogo, o sutil do denso, suavemente e com grande perícia.

(8) Sobe da terra para o Céu e desce novamente à Terra e recolhe a força das coisas superiores e inferiores.

(9) Desse modo obterás a glória do mundo.

(10) E se afastarão de ti todas as trevas.

(11) Nisso consiste o poder poderoso de todo poder:
Vencerás todas as coisas sutis e penetrarás em tudo o que é sólido.

(12) Assim o mundo foi criado.

(13) Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas.

(14) Por esta razão fui chamado de Hermes Trismegistos, pois possuo as três partes da filosofia universal.

(15) O que eu disse da Obra Solar é completo.

Exponho um link do 4shared - 06 - A TÁBUA DE ESMERALDA E DISCURSO HERMÉTICO.

Muito bom, em Mp3 disponibilizados para você que 

conhece os sabersóficos: 

http://www.4shared.com/mp3/sWB1Rb-r/06_-_A_tbua_de_Esmeralda_e_Dis.htm







Corpus Hermeticum



Como o Hermetismo é Estudado nos Sabersóficos?


O Hermetismo é estudado diferenciado das sociedades iniciáticas em poucos aspectos, mas tempo um modo novo literato das hostes de seres superiores que ajuda-nos na apuração do conhecimento hermético.

Eu, Valentin Luccan Petrovsky, trago novidades no Campo de Estudo do Hermetismo, estudamos os seguintes tópicos nos cursos internos de hermetismo, divididos em três graus:
  • Hermetismo Básico: Estudo Histórico de Hermes e por onde ele esteve, suas correlações arquétipas, seu envolvimento no estudo da Kaballah Hermética, onde a árvore da vida cabalística é correlacionada com o cosmos, os planetas, com o paganismo, com os arquétipos, e etc... Estudo apurado dos Livros Herméticos: Corpus Hermeticum,Tábua Esmeraldina e Cabailion. E a sua praticidade universal. Biblioteca Alexandrina, Tarot, Alquimia, Astrologia, Cabala, Magia e a Metafísica;
  • Hermetismo Mediano: As Doze Principais Escolas Escolas Herméticas, Pitágoras,Sócrates, Platão e Aristóteles... A Magia dos Quatro elementos pelo hermetismo, Astrologia Hermética, Metafísica Hermética, Alquimia Hermética, Tarot Hermético, Grafologia, Quiromancia, Radiestesia, Psicologia Esotérica, Tratados Ocultos Herméticos, Filosofia Oculta e metodologia prática hermética;
  • Hermetismo Avançado: Guerras Secretas, As mais de 20 escolas herméticas, o desaparecimento dos hermetistas e sua volta no século das luzes nas sociedades secretas, a Grande Sophia, Graus Herméticos das Escolas, segredos hermetistas, Ciências Ocultas desconhecidas, Canalização, Teurgia, Goécia, O Caminho da Serpente, O Caminho das trilhas douradas, Tecnomagia, e tantas outras modalidades quase infinitas que estarão em breve sendo disponibilizadas em Curso;



Biblioteca de Alexandria



A Biblioteca Real de Alexandria ou Antiga Biblioteca de Alexandria foi uma das maiores bibliotecas do mundo antigo. Ela floresceu sob o patrocínio da dinastia ptolemaica e existiu até à Idade Média, quando alegadamente foi totalmente destruída por um incêndio cujas causas são controversas.

Nos Estudos Sabersóficos estuda-se as Verdadeiras causas mediante as informações seguras de algumas sociedades secretas disponibilizaram como recurso do conhecimento de todos aqueles buscadores do conhecimento esotérico. A Biblioteca de Alexandria Antiga é aqui mencionada por metade dos pergaminhos supostamente perdidos terem sido salvos nos Conhecimentos de Hermes Trismegistos, ou seja, o Hermetismo;

Alexandria, às margens do Mediterrâneo, reinou quase absoluta como centro da cultura mundial no período do séc. III a.C. ao séc. IV d.C. Sua famosa Biblioteca continha praticamente todo o saber da Antiguidade, em cerca de 700 000 rolos de papiros e pergaminhos. Seu lema era “adquirir um exemplar de cada manuscrito existente na face da Terra”.

Acredita-se que a biblioteca foi fundada no início do século III a.C., concebida e aberta durante o reinado do faraó Ptolemeu I Sóter ou durante o de seu filho Ptolomeu II. Plutarco (46 d.C.–120) escreveu que, durante sua visita a Alexandria em 48 a.C., Júlio César queimou acidentalmente a biblioteca quando ele incendiou seus próprios navios para frustrar a tentativa de Achillas de limitar a sua capacidade de comunicação por via marítima. De acordo com Plutarco, o incêndio se espalhou para as docas e daí à biblioteca.

No entanto, esta versão dos acontecimentos não é confirmada na contemporaneidade. Atualmente, tem sido estabelecido que a biblioteca, ou pelo menos segmentos de sua coleção, foram destruídos em várias ocasiões, antes e após o século I a.C.


Destinada como uma comemoração, homenagem e cópia da biblioteca original, a Bibliotheca Alexandrina foi inaugurada em 2002 próximo ao local da antiga biblioteca.



A Nova Biblioteca de Alexandria, além do salão principal, é composta de mais quatro bibliotecas especializadas, laboratórios, um planetário, um museu de ciências e um de caligrafia e uma sala de congresso e de exposições. A instituição pretende ser um dos centros de conhecimento mais importantes do mundo assim como sua antecessora. Assim, foi dada prioridade à criação de uma biblioteca cibernética. No local estão ainda guardados dez mil livros raros, cem mil manuscritos, 300 mil títulos de publicações periódicas, 200 mil cassetes áudio e 50 mil vídeos. A Magia sempre evoluindo vos traz esse modelo maravilhoso de Biblioteca Filosófica Esoterista Universal.




CABAILION


São Sete as Principais Leis Herméticas, estas se baseiam nos princípios incluídos no livro Caibalion, que reúne os ensinamentos básicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas. A Palavra Caibalion seria um derivado Grego, da mesma raiz da palavra Cabala, Kaballah, que em hebraico significa recepção. O Livro descreve as seguintes Leis Herméticas, baseado nas escrituras e ensinamentos de Hermes Trismegisto:

Lei do Mentalismo: "O Todo é Mente; o Universo é mental."

Lei da Correspondência: "o que está fora é o reflexo do que está dentro".

Assim, as atitudes das pessoas ao redor de cada um e as circunstâncias apresentadas não são mais que uma imagem exterior daquilo que vai dentro de cada indivíduo. Como tal, atitudes positivas revelar-se-ão através de reações positivas por parte dos outros.

Lei da Vibração: "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra".

Lei da Polaridade: "Tudo é duplo, tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados"

Lei do Ritmo: "Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação".

Lei do Gênero: "O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação".


Lei de Causa e Efeito: "Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei".



Salve, Salve Mestre Hermes,
Nosso Grande Mestre,
Que aos Sabersóficos Rege,
Pois somos os Príncipes do Saber,
Pois estamos nessa encarnação para passar a Sabedoria Cósmica Universal,
as Raças, com Amor ao Mestre:




2 comentários:

  1. Buscar a sabedoria e o entendimento e um dos objetivos primordiais para todo ser humano desenvolver a sua intelectualidade e espiritualidade.

    ResponderExcluir